Os Olhos da Fé

"Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos" Jó 42:5

     O que Jó quis dizer por esta expressão? é óbvio que as suas palavras não devem ser entendidas literalmente. De modo algum: por empregar uma figura comum de discurso, ele quis dizer que a névoa de descrença, decorrente da auto justiça, já tinha se dissipado, e a fé o fez perceber a pessoa de Deus como uma gloriosa realidade a viver.
"Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor" (Salmo 25:15), pelo qual se entende que sua fé estava constantemente em exercício.
De Moisés é dito que "ficou firme, como quem vê aquele que é invisível" (Hebreus 11:27), isto é, seu coração foi sustentado pela fé, que se ocupava com o poderoso Deus.
     A fé é freqüentemente representada nas Escrituras sob a metáfora da visão física. Nosso Senhor disse do grande patriarca "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se" (João 8:56), o que significa que sua fé aguardava com expectativa o dia da humilhação e da exaltação de Cristo. Paulo foi enviado aos gentios para "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus" (Atos 26:18) ou, em outras palavras, para ser o instrumento divino de sua conversão através da pregação da palavra da fé a eles. Para alguns de seus filhos no erro, ele escreveu: "ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado?" (Gálatas 3:1).
     Agora o que queremos destacar nesta reflexão é que, quando a Escritura fala de fé sob o ponto de vista físico, seus escritores estavam fazendo algo mais do que o uso de uma figura pertinente e adequada de expressão. O Autor da Escritura é o primeiro que formou o olho, esse maravilhoso órgão de visão, e sem sombra de dúvida Ele é tão antigo quanto o impressionante delinear no visível, e que agora desempenha um papel tão proeminente nas relações dos cristãos com o invisível. Tudo no mundo material é sombra diante da grande realidade do reino espiritual, pois, os olhos do corpo, simbolizam a fé do coração.
     “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” Mateus 6:22-23

0 Comentários:

Postar um comentário